sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Quais os obstáculos para a freqüência de 2,4 GHz?

Árvores
Na maioria das vezes quando estamos trabalhando em campos abertos os pontos são separados por pequenas florestas ou bosques. As árvores representam um grande obstáculo para o enlace pois além de servirem como um escudo elas tem sua cobertura maior do que apresentam pois se movimentam com o vento. Podemos calcular uma visada, instalar e verificar o funcionamento do link e no dia seguinte quando começa uma ventania o sinal é interrompido. Em alguns casos quado a distância não é muito longa vale a pena instalar amplificadores de potência nos rádios afim de garantir uma maior emissão de sinal para evitar problemas com obstáculos que se movam como as árvores por exemplo.

Rios
Este realmente é um caso muito interessante. Por várias vezes nos confrontamos com rios entre dois pontos e a surpresa... mesmo que a área de afastamento seja grande e a distância entre os pontos seja relativamente pequena basta um rio cruzar o caminho para que o enlace não se estabeleça. Por dedução entende-se que o rio torna-se um tipo de aterramento para as ondas que alí passam. Alguns dizem que o movimento da água gera frequências que se equivalem às utilizadas causando variação na mesma e quebrando assim o link. De fato não se explica concretamente oque ocorre mas o sinal perde grande força ao cruzar o mesmo. Procure utilizar amplificadores de potência ao cruzar um rio para evitar problemas com conexões que passem por cima dele.

Redes Elétricas
Malhas de redes elétricas são causadores de grandes interferências em redes wireless. O mais interessante é que mesmo que sua rede seja muito extensa basta ela cruzar uma malha de rede elétrica que todo seu enlace estára comprometido. Para solucionar este problema basta fechar o enlace cruzando a rede de eletricidade elétrica na diagonal, ou seja, faça uma repetidora que siga na transversal as linhas da rede elétrica, com isso você amenizará os problemas de interferências na sua rede.

A Visada e a Rede
Sempre que estamos estudando uma visada temos em mente que uma rede de dados passará pelo caminho a ser percorrido. Devemos ter em mente o serviço que estamos efetuando, por exemplo, uma conexão entre dois pontos pode depender apenas de dois rádios e duas antenas, ao passo que uma repetidora dependerá de dois rádios e duas antenas. Até mesmo pontos de acesso podem precisar de repetidoras, assim o agravante é maior pois precisamos de dois rádios para o enlace e mais um para a distribuição Access Point. Tenha em mente que os pontos devem atender a todas exigências que a rede depende para funcionar. Procure locais onde o projeto prevaleça, assim você economiza e optimiza o funcionamento de suas conexões.

Nenhum comentário: