sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Dicas Wireless


Como obter um maior aproveitamento de distância em links externos?

Como obter um maior aproveitamento de distância em Links externos?
Para obtermos o maior aproveitamento de distância com o menor custo, vemos em primeiro plano o projeto especifico para podermos viabilizar a obra.
Verifique que os pontos tenham visada direta, ou seja, que de certa forma os pontos possam se “enxergar”, utilize para isso binóculos durante o dia ou lampadas durante a noite. Uma boa maneira de verificar o local exato do ponto a ser conectado é a utilização de fogos de artifícios coloridos durante a noite, desta maneira você sabe exatamente onde está o local de conexão.
Diminua ao máximo o tamanho do cabo da antena, quando maior o cabo, maior é a perca.
Calcule com exatidão a frequência ideal para trabalho, escolha sempre o canal mediano para emissão de sinais mais fracos como os em forma de “Access Point” pois eles são mais estáveis.
Caso você precise utilizar mais de um canal na mesma rede, utilize nomes de redes diferentes e canais bem distantes um do outro.
Utilize sempre antenas de boa qualidade com maior confiabilidade, uma antena boa resulta em maior ganho. A antena e a conexão são o segredo do sucesso de uma boa conexão.
Execute minuciosamente a solda de conexão do cabo da antena, soldas fracas ou frias implicam em perca preciosa de sinal, principalmente entre distâncias longas.
Utilize um computador ou notebook para a medição do nível do sinal em diferentes locais do percurso, conforme o nível do sinal vá diminuindo, faça o teste da performance da rede, ou seja, qual a velocidade de upload e download estão sendo atingidas.
Quando o sinal chegar próximo a 25 porcento convém a utilização de amplificador de sinal pois a oscilação pode causar perca de pacotes ou até mesmo queda do sinal.
Procure sempre utilizar bridges para link entre pontos distantes pois além de serem mais confiáveis elas são estáveis, ou seja, são desenvolvidas especificamente para este tipo de aplicação.
Isole adequadamente todos os conectores com fita alta-fusão, com isso você evita a oxidação dos injetores e dos conectores.

Fonte: HENRIQUE CARMINE

Nenhum comentário: